09/06/2011

Saúde Bucal

O que é saúde bucal? Como definí-la?

Saúde bucal é um bem-estar estético, social e funcional da nossa boca.



Bem-estar estético porque os dentes e o sorriso dão harmonia ao rosto. Digamos que um belo sorriso reflete uma bela imagem.





Bem-estar social quando você se relaciona melhor com as pessoas sem receio de falar ou sorrir, sem o grande problema gerado pelo mau hálito.
Quando nossa saúde bucal está comprometida nosso relacionamento no local de trabalho é prejudicado, ocorrendo as faltas e prejudicando o bom funcionamento da empresa.



O Bem-estar funcional de todo o corpo depende de uma boa dentição.


A boa saúde dos dentes implica numa mastigação correta e alimentos bem triturados para não sobrecarregar o funcionamento do sistema digestivo.

Quando nossos dentes estão comprometidos e algumas vezes perdidos, ocorre outro problema que se chama de má oclusão dentária causando lesões na ATM (articulação temporo-mandibular).



A saúde começa pela boca.

Uma boca com saúde desempenha melhor suas funções: mastigação e fala (dicção).


Quando se tem um processo infeccioso na boca corremos o risco de disseminarmos bactérias para todo o nosso organismo, causando até problemas cardíacos e etc.


Baseado nisso como fazer para termos uma boa saúde bucal?

Como diz o ditado popular: prevenir é melhor que remediar. Com certeza a prevenção é fundamental, pois nossa saúde é um bem muito precioso.


A prevenção fundamental é uma boa alimentação, limpeza dos dentes após cada refeição, usando escova e fio dental  e  também   visita  periódica  ao dentista para que ele possa examinar e orientar sobre a saúde de sua boca.



 Lembrando: Tudo que nós ingerimos passa pela boca, tudo que falamos usamos nossa boca, portanto temos de zelar para que a nossa cavidade bucal esteja apta a desenvolver bem suas funções.


Concluindo: A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA.



    Sayonara Bulcão
   Dentista CRO-BA 2860
           Valença-BA



1 comentários:

paz do senhor.muito bom o seu blog convido a fazer uma visita ao meu blog e seja um seguidor.http://manacialjovem.blogspot.com/

Postar um comentário

Redes

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais