16/09/2016

COMÉRCIO DE PESCADOS E MARISCOS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo  de 12 quilos de pescado  por habitante/ano. 


O motorista Luizão comprando peixe fresco.
Se considerarmos que: o pescado tem feito parte do cardápio dos brasileiros nos grandes centros urbanos, o surgimento dos restaurastes self service, a oferta de pescado fresco nos supermercados, a culinária japonesa que tem aumentado o consumo do peixe cru e o crescimento do turismo nas regiões pesqueiras, não demorará muito para que alcancemos a recomendação da OMS.




A Região Nordeste é a Nº 1º do Brasil em Pesca Marinha. A Bahia é o 3 estado brasileiro. A Microrregião do BAIXO SUL é a 2ª maior produção pesqueira da Bahia. E, focando em nosso município, Taperoá é um dos quatro pólos pesqueiros do Baixo Sul (Valença, Camamu, Taperoá e Ituberá - EL PASO). 

Compondo a costa  brasileira de sete mil e quinhentos km de extensão, nosso Canal Salgado possui excelentes condições estuarinas  e riquíssima fauna bêntica. E isto nos faz um mercado  potencial de pescados e mariscos.
Ao fundo vista parcial do Canal Salgado, em Taperoá-BA.
A pesca artesanal é predominante e as comunidades pesqueiras locais atuam estritamente em ambiente estuarino, a saber: SEDE: bairros São Felipe, Orla e São Vicente e POVOADOS: Camurugi, Graciosa, Jacaré e Jordão.

Segundo estudo da Dra. Tatiana Walter, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro sobre a pesca artesanal no Baixo Sul, em 2010 Taperoá tinha 1.693 pescadores e marisqueiras formalizados.



Em relação à organização social no setor pesqueiro, o município possui a Colônia de Pescadores Z-53 e a Associação de Pescadores e Marisqueiras de Taperoá (APMT), entre outras. Mas possui também pescadores e marisqueiras informais.


Marisqueiras voltando do trabalho, em Taperoá-BA.
Taperoá possui as seguintes estruturas de comercialização de frutos do mar: mercado municipal (em reforma), feira livre e peixarias. Além de vendedor ambulante porta-a-porta, tanto residentes quanto "beiradeiros".
Alguns pescadores também praticam a pesca continental, saindo para alto mar em busca de seus produtos.
__________________________________
(1) Tatiana Walter, 2010 - Pesca Artesanal no Baixo Sul,  p. 152, UFRRJ
(2) IDEM,  p. 153, UFRRJ

Redes

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais