28/08/2009

Como um só Deus ao mesmo tempo é três?

Na década de 90, uma canção do Renato Russo fazia sucesso, cantando a seguinte estrofe: “Quem me dera, ao menos uma vez, entender como um só Deus ao mesmo tempo é três. E este mesmo Deus foi morto por vocês. É maldade, então deixar um Deus tão triste”.

Este trecho da canção expressa o sentimento não apenas do autor, mas de milhões de pessoas que, pertencendo ou não a uma religião, não conseguem compreender Deus.

Parece que muitos líderes religiosos ao invés de simplificar e esclarecer, conseguiram tornar as verdades referentes à Deus muito complexas e pesadas para serem aceitas.

Desde quando decidi deixar Jesus governar a minha vida, em 1995, um dos anseios que carregava comigo era “entender Deus”.

Passei a perceber que além de mim muita gente tinha dificuldades a respeito da “trindade”. Então decidi pedir a Deus que me concedesse compreender sobre o assunto.

Descobri que Paulo, o apóstolo, afirmava que o Espírito Santo nos faz compreender as coisas que Deus nos deu, e o faz através de comparações espirituais (1Co 2:12,13). Então passei a orar concordando que o Espírito me esclareceria sobre a “trindade”.

Não muito tempo depois, enquanto orava, ouvi uma voz doce dizer: "Uma cachoeira com três pancadas”. O quê? – perguntei. E a voz respondeu: “Uma cachoeira com três pancadas”.



Pancada Grande - Ituberá/BA


A seguir, quero compartilhar com você, de maneira bem simples, a compreensão que tive, e que é respaldada pela Bíblia:

Deus é uma pessoa, Jesus é outra pessoa e o Espírito Santo, uma outra pessoa.

Eles são três pessoas que, apesar de muitas semelhanças, são distintas.
É isto mesmo: Deus, Jesus e o Espírito Santo são três pessoas distintas.
Frases como “Eu e o Pai somos um” (Jo10:30) ou “Quem me vê a mim, vê o Pai”(Jo 14:9) ou “O Pai está em mim e eu nele” (Jo 10:38), levaram as pessoas a crerem que Jesus é Deus – o Pai. Ou que Deus – o Pai – se fez Jesus para vim à terra, só porque um dos nomes de Jesus é Emanuel (Deus conosco). É um grande equívoco pensar assim.

Existe um episódio chave no Novo Testamento que ajuda a esclarecer muita coisa: “ E aconteceu que, como todo o povo se batizava, sendo batizado também Jesus, orando ele, o céu se abriu;E o Espírito Santo desceu sobre ele, em forma corpórea, como uma pomba; e ouviu-se uma voz do céu, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em ti me tenho comprazido.” (Lc 3:21,22)

Observe bem, o fato não nos deixa dúvidas. Três pessoas distintas aparecem na mesma cena: O FILHO sendo batizado, O ESPÍRITO SANTO descendo em forma como de pomba e o PAI, na voz que veio do céu.

Vislumbrou? Não é isto mesmo que acontece? São três pessoas que se apresentam de formas peculiares: O PAI NO CÉU CONTROLANDO TUDO – O FILHO NA TERRA COMO HOMEM, SE SUBMETENDO À MISSÃO QUE O PAI LHE CONFIOU – E O ESPÍRITO SANTO VINDO SOBRE O FILHO PARA O CAPACITAR PARA CUMPRIR A MISSÃO.

Apesar de haver particularidades, todos os Três estão imbuídos no mesmo propósito. É por isso que Jesus disse: “Eu e o Pai somos um” (Jo10:30). Ou seja, 'estamos em comum acordo'; 'estou aqui realizando a vontade d'Ele'. “Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim: crede-me, ao menos, por causa das mesmas obras” (Jo 14:11). Ou seja, 'sou o Filho de Deus e com a ajuda d'Ele estou fazendo estas obras incríveis'.

“ESTAR NO” NÃO É IGUAL A “SER O”. Não é mesmo? Não tenha medo de crer assim. Eu não tive. E, graças a esta clareza, muitas coisas concernentes a Deus e ao Seu Reino puderam ser compreendidas por mim. Esqueça a idéia de “trindade”. O que existe é uma TRI-UNIDADE.
(Pupilo)

2 comentários:

REVELAÇÃO / EXORTAÇÃO:
Urge propagarmos na terra, a certeza de que Jesus Cristo ja vive agindo entre nós, espargindo a luz do saber, criando Irmãos espirituais, e a nova era Cristã. Eu não minto, e a Espiritualidade que esperava pela sua volta, pode comprovar que digo a verdade. Por princípio, basta recompormos as 77 letras e os 5 sinais que compõem o titulo do 1º. livro bíblico, assim: O PRIMEIRO LIVRO DE MOISÉS CHAMADO GÊNESIS: A CRIAÇÃO DOS CÉUS E DA TERRA E DE TUDO O QUE NÊLES HÁ: Agora, pois, todos podem ver que: HÁ UM HOMEM LENDO AS VERDADES DO SEU ESPÍRITO: ÊLE É O GÊNIO CRIADOR QUE CRIA ESSA AÇÃO DE CRISTO. (LC.15.28) E cumpriu-se a escritura que diz: (JB.14.17) O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não no vê, nem conhece, vós o conheceis, porque Ele habita convosco e estará em vós. Regozijemo-nos ante a presença do Nosso Senhor, e façamos jus ao poder que o Filho do Homem traz às Almas Justas, para a formação da verdadeira Cristandade.

(MT.26.24) – O FILHO DO HOMEM VAI, COMO ESTÁ ESCRITO A SEU RESPEITO, MAS AI DAQUELE POR INTERMÉDIO DE QUEM O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO TRAIDO! MELHOR LHE FORA NÃO HAVER NASCIDO.

E, ao recompormos as 130 letras e os 7 sinais que compõem esse texto, todos já podem ler, saber e entender quem é o Filho do Homem.

E O FILHO DO HOMEM É O ESPÍRITO QUE TESTA AS ALMAS DO HOMEM E DA MULHER, NA VERDADE DO SENHOR, COMO CRISTO: E EIS A PROVA QUE O FILHO DO HOMEM FOI TREINADO NA LEI CRISTÃ

(MC.14.41) – CHEGOU A HORA, O FILHO DO HOMEM ESTÁ SENDO ENTREGUE NAS MÃOS DOS PECADORES. E hoje, quem quiser interagir com o Filho do Homem, deve buscar “A Bibliogênese de Israel”, que já está disponível na internet. E quem não quiser, pode continuar vivendo de esperança vã, assistindo passivamente a agonia da vida terrena, à par da auto-destruição do nosso planeta...

Postar um comentário

Redes

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais