24/08/2009

Depressão - Desânimo ou Doença?


No passado, era considerada uma flutuação de humor que podia ser vencida com força de vontade. Alguns diziam que uma pessoa depressiva era covarde e de caráter falho. Hoje, no entanto, as ciências que estudam o comportamento humano afirmam que depressão é uma doença. Uma doença da alma, da psique. Todas as pessoas já tiveram ou vão ter algum conflito psicológico, pois são dotadas de vida psicológica e, segundo dados do Ministério da Saúde, 20 milhões de brasileiros sofrem de depressão. Este número preocupante chama a nossa atenção e motiva o nosso estudo. Por que tanta gente sofre deste mal? Por que o assunto se tornou tão popular? Antigamente não se dava tanta importância ao tema. Afinal, o que é mesmo DEPRESSÃO?



“DISTÚRBIO MENTAL CARACTERIZADO POR PROSTRAÇÃO FÍSICA OU MORAL, DESÂNIMO, SENSAÇÃO DE CANSAÇO, CUJO QUADRO INCLUI, ÀS VEZES, ANSIEDADE EM MAIOR OU MENOR GRAU" - (Novo Aurélio)
PRINCIPAIS SINTOMAS:
FALTA DE APETITE, TRISTEZA, falta de vontade de realizar coisas simples e comuns da vida, baixa auto-estima, humor deprimido, EMAGRECIMENTO, insônia, falta de apetite sexual, perda de prazer pela vida, auto-compaixão e VONTADE DE MORRER.

DEZ FATORES MAIS COMUNS QUE PODEM PRODUZIR A DEPRESSÃO:
Ausência de romantismo no casamento - Conflitos com parentes - Problemas com filhos - Problemas sexuais no casamento - Solidão - Auto-imagem negativa - Envelhecimento - Cansaço e pressões de tempo - Dificuldades financeiras - Doenças.
Esta lista foi elaborada pelo Dr. James Dobson, que é psicólogo. Mas, existem ainda outros fatores, como: estresse, decepção amorosa, morte de ente querido, alguns medicamentos para hipertensão arterial e para emagrecer, razões hormonais e alteração no sistema neuro-transmissor.

De acordo com o Pr. Domingos Dias, PhD em Psicologia Pastoral, a depressão é, em resumo, "uma reação a qualquer perda real ou imaginária ou a qualquer trauma na vida". E é normalmente classificada em: REATIVA - mais comum em pessoas idosas; PSICÓTICA - apresenta sintomas de desespero intenso e atitudes destrutivas; NEURÓTICA - apresenta como sintomas altos níveis de ansiedade. “Em graus avançados, a depressão pode levar ao suicídio, porém é necessário frisar que somente em situações extremas, nas quais a personalidade acha-se desestruturada, o gesto fatal ocorre”. Afirma Dra. Jaqueline dos Santos, psicóloga do CRAS do Município de Taperoá-BA.
TRATAMENTO:
Cada caso é um caso. Por isso é necessário, antes de tudo, descobrir o que está produzindo a crise depressiva. Não é fácil orientar uma pessoa com depressão, mas também não é impossível. DEPRESSÃO TEM CURA! A depender do caso, pode ser tratada com psicoterapia e até com medicação, nos casos mais graves. Muitos casos, no entanto, são resolvidos apenas com o aconselhamento e apoio de pessoas conhecidas, sábias e religiosas.
COMO AJUDAR A PESSOA DEPRESSIVA?

OS FAMILIARES E PARENTES - evitar sentimentos de pena, de impaciência e de raiva; tentar ser natural com a pessoa; estimular a pessoa a tratar-se, ao invés de julgá-la
A VÍTIMA DA DEPRESSÃO - entender que está doente; não se culpar pela depressão; buscar ajuda profissional (psicólogo, psicanalista, pastor...)



CRISTÃO TEM DEPRESSÃO?
Observando a vasta lista de fatores acima, podemos perceber que a depressão não escolhe classe, escolaridade, raça, idade, sexo ou credo religioso. QUALQUER PESSOA ESTÁ SUJEITA A DESENVOLVER ESTA DOENÇA.

A Bíblia nos fala de uma mulher que sofreu deste mal, por ser estéril e ser perseguida por uma rival: Ana (ISm 1:4-20). Ela perdeu o apetite e vivia chorando pelos cantos, se sentindo humilhada e sem valor. Ana sofreu por anos até que reconheceu que apesar do seu problema ser tão grande, havia um Deus Todo-Poderoso que poderia solucioná-lo. E então ela recorreu à Deus com todo o seu coração e, com uma oração triste e sincera entregou sua dor nas mãos do Senhor, que a ouviu e lhe fez um milagre tremendo: curou sua esterilidade. Quero te dizer que depressão tem cura. Seja qual for o problema que você está enfrentando, mesmo que lhe seja grande e difícil, procure ajuda. NÃO SE ISOLE.
_______________
Fonte: Canal Saúde

0 comentários:

Postar um comentário

Redes

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais