Conhecendo Jesus

Se você tivesse a oportunidade de passar um mês com Jesus pessoalmente, VOCÊ ACEITARIA?

Comércio de Pescados e Mariscos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de 12 quilos de pescado por habitante/ano.

Porque Missões se Fazem Fazendo!

O começo foi muito difícil. Não sabíamos falar o idioma, o calor era horrível e alugamos uma casa que não tinha água potável, pois a que havia no poço estragara por falta de uso...

Taperoá - Cidade Viva

É impressionante como o verde da Mata Atlântica é presente em Taperoá!

Leve Seu Único Coração à Sério!

DOR NO PEITO, cansaço, Falta de Ar, mal-estar geral e palpitações, não espere, procure um médico imediatamente.

Versando História

Quem me dera poder pintar nesta tela a história de vida de muitos taperoenses queridos. Estas histórias reais que dão sentido a uma cidade.

16/09/2016

DADOS DO ELEITORADO TAPEROENSE

Os bancos de dados do TSE e do TRE-BA disponibilizam ao público informações sobre o eleitorado de todos os municípios baianos. Já o IBGE e o TCM disponibilizam dados diversos.
Com base nestes dados, podemos fazer uma fotografia mais precisa sobre a nossa cidade, em termos de quantitativos.

Considerando o importante período em que vivemos das Eleições 2016, elaboramos alguns gráficos que podem nortear candidatos e eleitores. 
De um lado os candidatos podem organizar melhor a apresentação de suas propostas levando em consideração a composição de seu eleitorado. Do outro, o cidadão pode perceber com mais clareza a importância em escolher seus candidatos não apenas do ponto de vista pessoal, mas levando em conta o coletivo.

Conhecer o número de habitantes, eleitores, filiados em partidos políticos, sexo, idade, instrução e etc, pode nos ajudar a pensar na Cidade de maneira mais ampla e consciente.
Parafraseando o Ministro Gilmar Mendes, Presidente do TSE: "(...)eleitores bem informados elegerão bons prefeitos e vereadores nas próximas Eleições".

Vamos aos números?

O IBGE estima que em 2016 somos 21.282 habitantes. O TSE, por sua vez, informa que Taperoá tem 12.900 eleitores. Ou seja, 61% da população tem direito ao voto e decidirá por si e pelos demais 39% de pessoas que não votam. É muita responsabilidade!


FILIAÇÃO PARTIDÁRIA

Também consta que 1.497 eleitores taperoenses se filiaram aos mais de 20 partidos presentes no Município. E isto nos aponta para o outro extremo: 11.403 eleitores são de cidadãos sem filiação partidária.   

UM PEQUENO COMPARATIVO COM CIDADES VIZINHAS
Veja os dados dos municípios de Valença (5.377), Ituberá (2.268), Taperoá (1.497) Cairu (1.552) e Nilo Peçanha (969).  A parcela dos eleitores que se interessam em filiar-se aos partidos políticos ainda é pequena na nossa região.


Veja agora o gráfico quanto à idade do eleitorado de Taperoá. 

Vemos que 3% tem menos de 18 anos e vai estar dando seu primeiro voto.


Como em grande parte do País, Taperoá tem maioria feminina votando. São 6.615 mulheres, 6.284 homens e 1 não informado.


O número de pessoas não alfabetizadas é de 1.898; o que perfaz 15% entre os eleitores de Taperoá. 
 


ELEITORES POR OCUPAÇÃO 

Por último podemos considerar também o quantitativo por ocupação. Ainda que, neste caso, não é possível um levantamento com o total de eleitores. O TSE não publica este tipo de informação.
O IBGE, no entanto, nos permite uma avaliação sobre  os números de taperoenses ocupados por setor. 
No gráfico abaixo constam os dados mais recentes.


Estes números podem servir de base para os candidatos conhecerem melhor o quadro de  empregos no município. 
Em pesquisa junto ao site do TCM podemos ter quantitativos exatos de pessoal empregado. No entanto apenas do funcionalismo público*. Os três órgãos públicos locais formam 8% do eleitorado taperoense. Mas em relação aos demais setores da economia o IBGE disponibiliza apenas dados de 2013.

Para finalizar, estamos em uma democracia e o voto é uma conquista do povo. Por isto é preciso votar com critério e responsabilidade. E, assim como o eleitor precisa conhecer o candidato, suas idéias e pensar na coletividade, o candidato também precisa conhecer os diversos setores do Município que se propõe administrar. Afinal o Município é feito de pessoas. Pessoas que precisam de saúde, educação, trabalho, moradia, saneamento, segurança, lazer e respeito.

Boas Eleições!
___________________
* (PMT, CM e SAAE)

COMÉRCIO DE PESCADOS E MARISCOS

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo  de 12 quilos de pescado  por habitante/ano. 


O motorista Luizão comprando peixe fresco.
Se considerarmos que: o pescado tem feito parte do cardápio dos brasileiros nos grandes centros urbanos, o surgimento dos restaurastes self service, a oferta de pescado fresco nos supermercados, a culinária japonesa que tem aumentado o consumo do peixe cru e o crescimento do turismo nas regiões pesqueiras, não demorará muito para que alcancemos a recomendação da OMS.




A Região Nordeste é a Nº 1º do Brasil em Pesca Marinha. A Bahia é o 3 estado brasileiro. A Microrregião do BAIXO SUL é a 2ª maior produção pesqueira da Bahia. E, focando em nosso município, Taperoá é um dos quatro pólos pesqueiros do Baixo Sul (Valença, Camamu, Taperoá e Ituberá - EL PASO). 

Compondo a costa  brasileira de sete mil e quinhentos km de extensão, nosso Canal Salgado possui excelentes condições estuarinas  e riquíssima fauna bêntica. E isto nos faz um mercado  potencial de pescados e mariscos.
Ao fundo vista parcial do Canal Salgado, em Taperoá-BA.
A pesca artesanal é predominante e as comunidades pesqueiras locais atuam estritamente em ambiente estuarino, a saber: SEDE: bairros São Felipe, Orla e São Vicente e POVOADOS: Camurugi, Graciosa, Jacaré e Jordão.

Segundo estudo da Dra. Tatiana Walter, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro sobre a pesca artesanal no Baixo Sul, em 2010 Taperoá tinha 1.693 pescadores e marisqueiras formalizados.



Em relação à organização social no setor pesqueiro, o município possui a Colônia de Pescadores Z-53 e a Associação de Pescadores e Marisqueiras de Taperoá (APMT), entre outras. Mas possui também pescadores e marisqueiras informais.


Marisqueiras voltando do trabalho, em Taperoá-BA.
Taperoá possui as seguintes estruturas de comercialização de frutos do mar: mercado municipal (em reforma), feira livre e peixarias. Além de vendedor ambulante porta-a-porta, tanto residentes quanto "beiradeiros".
Alguns pescadores também praticam a pesca continental, saindo para alto mar em busca de seus produtos.
__________________________________
(1) Tatiana Walter, 2010 - Pesca Artesanal no Baixo Sul,  p. 152, UFRRJ
(2) IDEM,  p. 153, UFRRJ

14/09/2016

BENDITOS FRUTOS DO NOSSO MAR

Em Taperoá, como em todo Baixo Sul, as categorias locais são denominadas como: pescados, mariscos vivos, catados e peixes secos.

PESCADOS - "São definidos como os produtos oriundos da captura de peixes, camarões e lagostas que podem ser comercializados frescos ou congelados em suas diversas formas de processamento (inteiro, filé, posta). Os polvos quando comercializados inteiros são inseridos nesta categoria"¹. Lagostas e polvos são mais raros por aqui e são importados de "beiradeiros".

MARISCOS VIVOS - "São crustáceos e moluscos, principalmente caranguejos, ostras e lambretas comercializados na forma viva. Assim, os animais são mantidos com vida até o consumo por até quatro ou cinco dias após a captura."²

CATADOS - "São produtos oriundos dos moluscos e crustáceos cozidos e sem casca, podendo ser conservados frescos ou congelados, sendo processados (“catados”) e embalados na própria unidade doméstica. Em geral, os catados são comercializados em sacos plásticos, sendo fracionados em porções de um quilo."¹


PEIXES SECOS - "São peixes que passaram pelo processo de salga e secagem e camarões, que foram salgados e torrados. Podem ser comercializados a granel, em peso e no caso dos peixes também em espetinhos, mensurados em unidade. Diferentemente dos demais produtos, os peixes e camarões secos podem ser conservados até três meses fora de geladeira."²


COMPRE NA NOSSA CIDADE. VALORIZE NOSSOS PRODUTOS.
VALORIZE NOSSOS PESCADORES E MARISQUEIRAS.

__________________________________
(1) Tatiana Walter, 2010 - Pesca Artesanal no Baixo Sul,  p. 152, UFRRJ
(2) IDEM,  p. 153, UFRRJ

SITE EM CONSTRUÇÃO


Redes

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais