14/07/2009

Estão Pregando um Outro Evangelho!

Quando Jesus Cristo veio à terra a mais de 2008 anos atrás, Ele veio com uma missão específica definida por Deus: ESTABELECER O SEU REINO ENTRE OS HOMENS. Em nossos dias, no entanto, estão pregando um outro Evangelho... São muitos os pregadores e muitas as pregações: O “evangelho da prosperidade”, o “evangelho da determinação”, o “evangelho das facilidades e bençãos”, o “evangelho do misticismo”, o “evangelho da reencarnação”, o “evangelho da veneração a ídolos”, o “evangelho das estrelas gospel” e o “evangelho das denominações”.


Paulo, o apóstolo, repreendeu aos gálatas severamente, dizendo: "Estou admirado de que tão depressa estejais desertando daquele que vos chamou na graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro; senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema. Como antes temos dito, assim agora novamente o digo: Se alguém vos pregar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema". Simplificando as palavras de Paulo: “Amaldiçoado(anátema) seja quem pregar um evangelho diferente do que Cristo e nós apóstolos pregamos”. Conclusão: Tem um monte de gente amaldiçoada por aí...


MAS O QUE JESUS PREGAVA? E O QUE OS APÓSTOLOS PREGAVAM?

Ao estudarmos os relatos de Mateus, Marcos, Lucas, João e as cartas de Paulo, Pedro, enfim, todo o Novo Testamento, vamos descobrir uma verdade impressionante: TODOS PREGAM A MESMA COISA, BATEM NA MESMA TECLA: O Reino de Deus! O Evangelho do Reino de Deus!

Leitor, se você for curioso poderá encontrar com facilidade textos simples nas Escrituras que provam o quanto os homens distorceram a mensagem de Jesus. Tenho aqui alguns exemplos, mas antes de citá-los, é preciso primeiro entender o que significa “EVANGELHO”.

No passado, o termo era usado tanto para anunciar o nascimento de um herdeiro do rei quanto para informar o povo que o exército havia ganho uma batalha. A palavra estava associada a algo que trouxesse felicidade e regozijo para o povo. Lembra daquela música antiga que diz: “O evangelho é a boa-nova que Jesus veio ao mundo anunciar”? Pois é, ao pé da letra evangelho significa BOA NOVA, BOA NOTÍCIA. Traduzindo então para nossa língua, evangelho do reino de Deus é igual a boa notícia do reino de Deus. E aqui está o DIFERENCIAL: Jesus não estava anunciando uma notícia comum, mas a sublime informação de que O REINO DE DEUS ESTAVA CHEGANDO SOBRE A TERRA!


Faça um teste e leia os textos abaixo substituindo a palavra “evangelho” pelo seu significado “BOA NOTÍCIA”.

Na narrativa de Marcos diz: “E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o Evangelho (boa notícia) do reino de Deus, E dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no Evangelho(boa notícia)”. (Marcos 1:14,15)

Mateus diz: “E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o Evangelho (boa notícia) do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”. (4:23) “E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho(boa notícia) do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo”.(9:35)

Lucas confirma o conteúdo da mensagem de Jesus: “Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho(boa notícia) do reino de Deus; porque para isso fui enviado”.(4:43)
“E ACONTECEU, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho (boa notícia)do reino de Deus; e os doze iam com ele” (8:1) “A lei e os profetas duraram até João(o batista): desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele”.(16:16)


Jesus também ordena aos seus discípulos o que devem fazer:

“E, CONVOCANDO os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, e para curarem enfermidades; E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos”. (Lc 9:1,2) “E este evangelho (boa notícia) do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim”. (Mt24:14) Jesus diz aos discípulos que este mesmo evangelho (mesma boa notícia) deverá ser pregado(a) no mundo inteiro.

Qual é o evangelho? O EVANGELHO DO REINO DE DEUS. A BOA NOTÍCIA DO REINO DE DEUS NA TERRA!


E será que os seus discípulos, que vieram a receber a função de apóstolos, obedeceram a sua ordem?

FILIPE OBEDECEU: “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres”.(Atos 8:12)

PAULO OBEDECEU: “E, entrando na sinagoga, falou ousadamente e por espaço de três meses, disputando e persuadindo-os acerca do reino de Deus” (At 19:8). Quando soube que sua morte estava perto, Paulo mandou chamar os anciãos de Éfeso para se despedir e orientá-los: “E agora, na verdade, sei que todos vós, por quem passei, pregando o reino de Deus, não vereis mais o meu rosto” (At 20:25). “E Paulo ficou dois anos inteiros, na sua própria habitação, que alugara, e recebia todos quantos vinham vê-lo; pregando o reino de Deus, e ensinando, com toda a liberdade, as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum” (28:30,31).

Para simplificar, todos os apóstolos pregaram acerca do reino de Deus. Ou seja, biblicamente, só existe um conteúdo de pregação, tanto para aquela época quanto para sempre: O REINO DE DEUS. (Apocalipse 14:6 diz que este evangelho é eterno).
E hoje? Os pastores, mestres, evangelistas, profetas, bispos, apóstolos... O que os discípulos de hoje, têm pregado?

TUDO, exceto o Reino de Deus. A grande maioria inventou seu próprio assunto. Se orgulham até de seus “estilos”. Eles chamam tudo de evangelho. Tudo que anunciam, afirmam que é boa notícia. Lamento muito pelas multidões que vão sendo arrastadas pela mentira dos lobos devoradores que só fazem tirar o pêlo das ovelhas.

Pregam que Jesus veio restaurar o falido, o endividado, o casamento destruído; anunciam que Jesus é o financiador de empresas e negócios nesta terra. Fazem propaganda de suas denominações; se projetam como líderes; estimulam as pessoas a dependerem de suas orações e favores. Pressionam os fiéis a darem dinheiro; apontam as coisas desta vida passageira como prioridades na vida humana e omitem as verdades de Deus. Eles incitam as multidões a coagirem Deus e obrigá-Lo a abençoá-los em troca de umas míseras cédulas postas num envelope de papel. Desencadeiam a ganância e a ambição das pessoas que acabam tendo diante de si um único objetivo: se darem bem nesta vida e montarem seus “patrimônios”.

HOMENS ORGULHOSOS E VAIDOSOS que estufam o peito e se apresentam a si mesmos como pastores e obreiros. Como se ‘ser pastor’ fosse título e hierarquia, ao invés de ‘ função e serviço’.

ANÁTEMA, SEJA ANÁTEMA quem vos pregar outro evangelho(boa notícia)! O senso comum diz que o brasileiro “não gosta de ler” e que pela leitura vem a informação; vem o conhecimento. Pois é, Deus já declarou através do profeta Oséias: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento” (Os 4:6) E Ele não se referia ao conhecimento de um modo geral, mas ao conhecimento Dele ou sobre Ele. Por certo o Senhor ainda nos dará a oportunidade de, nestas páginas, confrontarmos o evangelho do seu reino com os falsos evangelhos que estão à venda no mercado.

Para concluir, Deus ordenou um único conteúdo a ser anunciado: A BOA NOTÍCIA DO SEU REINO ENTRE OS HOMENS. E os falsificadores, ao invés de estudarem a Bíblia para entenderem o que significa o Reino de Deus entre os homens, criaram suas religiões e seus “ministérios” com estilos e doutrinas próprias. Mas você, leitor, está sendo desafiado a ficar atento e a conferir por conta própria nas sagradas escrituras, pois Deus a deixou para isto: “Toda escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra” . (IITm3:16,17)

DAS DUAS UMA: ou você se informa ou deixa que te deformem.

1 comentários:

Postar um comentário

Redes

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favoritos Mais